Muitos são os caminhos para a evolução, todavia, podemos sintetizá-los em: aprender a amar. Amar tudo, amar todos. Amar a Mãe Terra em toda sua forma de expressão e a todo ser vivo que nela habita.
Sempre ouvimos falar da "tipologia" do amor: amor de mãe, de esposa, de amante, paterno, materno, ecológico, social ... mas só existe um amor: aquele que olha para o outro (seja lá o que ou quem for este outro) e vê nele um reflexo de si próprio. Os americanos usam uma palavra bem propícia: alone (all one), que quer dizer: somos todos um e aquilo que sentimos ou não pelo outro, vai refletir em nós mesmos.
Todas as respostas que procuramos estão no amor que dedicamos e em nosso mundo interior. Penetrar neste silêncio e dirigir perguntas fará com que nossas respostas individuais surjam. No xamanismo este momento é acompanhado pelo Urso que, dentro da Roda da Cura está sentado no Oeste (a região do vazio, o tempo de introspecção e interiorização) e vibra numa energia receptiva.
Dentro de muitas culturas o Oeste é a direção da água (o fluir emocional) e se quisermos entender porque todos os caminhos nos levam ao amor, podemos nos utilizar de uma comparação relacionada com as águas de um lago. Podemos coletar as águas de um lago e colocá-la em recipientes diferentes (forma, material, cor).
A água pode se adequar a qualquer forma; dependendo do material do qual for feito o recipiente, pode adquirir sabores diferentes, adquirir substâncias venenosas que, se jogadas novamente no lago, podem contaminá-lo todo. E, mesmo que colorirmos cada conteúdo com uma cor diferente, ao colocá-la novamente no lago, será imperceptível. Assim somos nós dentro de um conjunto; podemos nos adequar ou não, purificar ou contaminar e mesmo que meus olhos sejam azuis e seus olhos sejam verdes, bem diferentes dos meus, o nosso nervo ótico é muito parecido e se formos ainda mais a fundo, as células de que são compostos são mais semelhantes ainda.
O caminho do Amor é a maneira de purificar o lago, de colaborarmos para que suas águas não o tornem estéril, improdutivo e destrutivo. Todo aquele que procura evoluir, colabora para a não poluição da água e ajuda na purificação da água contida nos outros recipientes porque, invariavelmente, um dia, seremos todos um (all alone). É muito fácil amar uma pessoa agradável, simpática, sorridente; é muito difícil amar uma pessoa desagradável, antipática, carrancuda. Porém as duas são iguais em essência e em importância, embora na aparência possam ser completamente diferentes.
Se pudermos, em nossa busca de crescimento, perceber e compreender a experiência pela qual esta essência está passando neste momento, se tornará muito mais fácil aceitá-la, amá-la e ajudá-la até com um carinho especial, porque ela é a que mais precisa deste amor. Necessitamos não só amar, mas também nos sentirmos amados para recobrar o que um dia, em alguma circunstância de vida, perdemos: o amor por nós mesmos. Amor gera amor e se pudermos nos sentir muito amados, saberemos que temos muito amor e poderemos projetá-lo para o outro.
O Urso nos lembra também que o Sul é o local de todos os amanhãs e que devemos dissipar os nossos temores, esquecer o medo do desconhecido porque neste momento nos é ofertada a "coragem de ser"(quem puder, leia o livro Coragem de Ser de Paul Tillich). O caminho do Amor Incondicional abre inúmeras possibilidades, pois nos habilita a concretizar nossos objetivos pelo reconhecimento de nossa força interna. Temos o poder de descobrir as nossas respostas e fazer parte do "lago" em sua unicidade, não podemos deixar que nossas dúvidas se transformem em limitações ou substâncias tóxicas ao lago.
Nossos Mestres sempre indicaram que o caminho para a evolução, para a espiritualidade, é o amor incondicional. Aquele que nos é o mais difícil de amar, é o que vai nos colocar em constantes testes, é o que vai nos mostrar qual nossa faceta que ainda não foi trabalhada, vai nos fazer buscar os motivos e as explicações para este desafeto reinante em nossos dias e em que falha nossa ele se estabelece, se sedimenta. Este ser é o que mais vai nos ajudar a nos conhecer e vai obrigar-nos a crescer... e como não podemos amar quem vai nos trazer tanto benefício????
Nenhum comentário:
Postar um comentário