quarta-feira, março 20, 2024

AUSTRAL - ESTAÇÃO OUTONO

  


Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece hoje, dia 20 de março. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. O Outono aqui no Hemisfério Sul é chamado de austral, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por boreal. Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno; as folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

O Equinócio de Outono normalmente marca um período de grande instabilidade, quer a nível das forças da natureza, quer a nível das emoções humanas. É no período do Mabon que existem mais aparições a nível de devas e elementais, sendo um tempo bom para nos sintonizarmos com a Natureza. O Mabon é uma celebração onde invocamos os espíritos de nossos antepassados, nossos elementais e nossos guardiões, para que nos auxiliem e aconselhem neste período mais “escuro”, quando o Sol vai se distanciando e nos levando aos nossos lugares escuros.
Na cultura celta Mabon era o Deus do Amor e na noite de vinte para vinte um de março deve-se pedir pela harmonia no amor e proteção para aqueles que amamos. Neste festival também deve-se pedir pelas pessoas mais velhas, pelos doentes, por todos que precisam de ajuda e conforto, pois é o período mais negro da Roda do Ano. Dentro do xamanismo celta esta é a época em que a Deusa faz sua viagem fúnebre aos reinos do Submundo, onde é colocada a prova pelo Deus; ela está grávida dele e este período se prolongará até Yule, onde o Deus Sol irá nascer. É um bom momento para mergulharmos em nosso lado mais escuro, ampliando a consciência que temos de nós mesmos; talvez seja um tempo melancólico pois demarca a necessidade de reciclar os nossos comportamentos, a nossa vida e afinar a nossa sintonia com a própria natureza.



Mas não é uma data triste. Mabon celebra as colheitas e agradece a Natureza pela sua bondade em nos conceder nossos alimentos. Preparamos as nossas sementes para quando o Sol voltar. Tempo de gestar... tempo de espera, de reciclar a própria vida. Conta o mito que, no dia do Equinócio de Outono, Hades encontrou Perséfone colhendo flores e ficou encantado com a jovem. A beleza estonteante da jovem fez com que o deus se apaixonasse e assim ele raptou-a e levou-a em sua carruagem para a escuridão do Submundo. Deméter, mãe de Perséfone procurou-a desesperadamente e seu sofrimento foi tão intenso que todas as árvores e flores secaram. Mas os deuses negociaram o retorno de Perséfone, mas ela acabou comendo uma semente de romã na presença de Hades, o que determinou que passaria metade de cada ano no submundo com Hades. Este mito nos coloca frente a necessidade de conhecermos nossos dois lados (a Luz e a Sombra, o Bem e o Mal, o Semeador e o Ceifador), porque quem não admite seu lado escuro, com certeza não se conhece.


Neste Mabon temos o verdadeiro início do “Ano do Sol”. O Ano Novo Solar, fato que marca o início do Outono no nosso hemisfério e da Primavera no hemisfério norte. Esse momento é chamado de Equinócio pois indica que o Sol se encontra equidistante dos dois hemisférios, exatamente sobre a linha do Equador Celeste que é uma projeção no céu do Equador terrestre. O Novo Ano não coincide com o ano novo do calendário Gregoriano usado no Ocidente e que o faz iniciar em 1º de janeiro, sendo baseado no caminho (aparente) que o Sol percorre durante os doze meses do ano, ao longo da Esfera Celeste, enquanto percorre as doze Constelações que compõem o Zodíaco. Esse movimento do Sol considerado por nós moradores do planeta Terra, mas todos sabemos que o Sol é a estrela fixa de nosso sistema solar e que é nosso planeta na realidade que faz a circunvolução em torno dele. 


O momento atual é, portanto, um momento de transição e nos prepara para o inverno, ou seja, para a morte, mas, não para a morte física, mas para a morte simbólica que será necessária para o nosso renascimento. Do mesmo modo que o grão de trigo plantado no outono, após o descanso do inverno, renasce como planta nova na primavera, devemos preparar nosso espírito para esse futuro renascimento. Mas por ora, é tempo de transformação, é tempo de reflexão, é tempo de interiorização. Somente, assim, daremos início a uma nova fase de vida. A Lua transita por Saturno e nos traz maior senso crítico perante as demandas intelectuais. Nossos talentos afloram com facilidade e nos conduzem a ocupar o protagonismo nos grupos de nosso interesse, embora Vênus tensionada sugira conflitos relacionados a diferenças ideológicas. Vênus nesse  transito nos diz que devemos ter especial atenção para não distorcermos nossa leitura dos fatos; é preciso que se fique atento, porque estaremos sujeitos a muitos enganos. Devemos colocar pra fora nossos desejos e vontades, e ouvirmos o que o outro pretende; não podemos ceder a ponto de nos anularmos, mas também não podemos atender prontamente qualquer pedido. Reflexão, ponderação e justiça. Mesmo com o Sol se distanciando, as coisas tem que ficar claras; devemos saber o que nos incomoda e por pra fora; pois o equilíbrio só acontece quando temos conhecimento de todos os lados e assim sabemos o que sobra e o que falta.


Mabon é um dia para se reverenciar o que somos, aqueles que nos permitiram ser e comungar com a Natureza. Experimente fazer uma festa de “ação de graças”. Enfeite a casa com madressilvas, sempre vivas, margaridas; se tiver folhas de carvalho ou álamo, monte um lindo arranjo de mesa e aromatize os cômodos com muita mirra. Para a ceia, lembre da vovó, lá na fazenda: pão de milho, leite, doce de abóbora e feijões cozidos... que delícia...

FELIZ MABON!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saviitri Ananda

Minha foto
Itapoá, Santa Catarina, Brazil
Sou ENLAÇADOR DE MUNDOS MAGNÉTICO. Uma eterna buscadora... metamorfose ambulante...senhora de mim. Depois de me conhecer, nada será como antes porque sou a Morte e o Renascimento. Sem verdades absolutas, pulso com o Universo, buscando construir pontes entre os Mundos. Inimitável e sem limites... quântica. Me reconstruo a cada dia, sou mudança, transformação, sincronia. Funciono como equalizador, restaurando o equilíbrio através da Luz, da qual sou canal. O meu grande "tesouro" é a sabedoria, a arte de enlaçar mundos, destruir ilusões e libertar do medo todo aquele que se dispõe a escutar o que eu revelo.Transmutar, transpor, renascer são os meus verbos. In Lak'esh