terça-feira, janeiro 21, 2020

A DANÇA CÓSMICA



A Biodança é uma combinação de dança e psicologia. É um sistema de integração afetiva e desenvolvimento humano baseado em “vivências”, ou seja, experiências intensas no “aqui e agora” criadas através de movimentos de dança com músicas selecionadas,  e através de situações de encontro não-verbal dentro de um grupo, centradas no olhar e no toque físico. 
O nome vem do espanhol "biodanza", neologismo do grego bio (vida) mais dança,  literalmente a dança da vida. Foi criada pelo psicólogo e antropólogo chileno Rolando Toro, com o objetivo de humanizar a psiquiatria. Baseado em fundamentos da Biologia, Antropologia e Psicologia, é definida por seu criador como “um sistema de integração afetiva, de renovação orgânica e de reaprendizagem das funções originais da vida” e segundo Toro “…mais que uma ciência, a Biodança é uma poética do encontro humano, uma nova sensibilidade frente à existência.” 
Biodança é uma abordagem terapêutica pedagógica, sem ideologias religiosas, políticas, culturais, mas com um profundo vínculo com todas as ideologias em favor da vida e da liberdade. Ainda que seus efeitos sejam terapêuticos, a biodança não é uma terapia ou uma simples dança; na verdade é um modo de se encarar a vida e um convite para que se crie uma nova maneira de viver, mais alegre, mais harmônica e baseada no som da vida. Ela ativa os potenciais geradores de vida e trabalha as potencialidades humanas – bloqueadas ou adormecidas em cada um, através da gestalt:  Movimento-Música-Vivência. A música induz o movimento deflagrador de vivência integrador; o movimento corporal revela o movimento existencial, conseqüentemente, se mudarmos o movimento do nosso corpo, mudamos o movimento da nossa vida.
A biodança é um sistema que não surgiu com tendências religiosas, mas não se descarta uma abordagem que busque ao sagrado embora considere um absurdo que exista separação entre sagrado e profano. Tudo é sagrado e profano ao mesmo tempo: nossas emoções, nossos corpos, nossas atitudes; é tudo questão de equilíbrio. 
Através do movimento e do contato com outras pessoas, trabalhamos nosso corpo, nossas emoções; o nosso inconsciente é estimulado pelos movimentos do nosso corpo e pela música, possibilitando assim a equilibrarmos o sentir-pensar-agir e facilitando o contato com o divino em nós e com a consciência e desenvolvimento da nossa identidade. A biodança  promove a saúde, a conscientização e a alegria de viver.


O sistema da biodança baseia-se em quatro pilares fundamentais: o princípio biocêntrico (tudo parte da vida e ela é o centro de tudo), a vinculação ecológica (tudo no Universo está ligado e evolui em relação); a ação profilática (deve-se desenvolver a saúde e as formas de relação positivas) e a transformação do estilo de vida, dos valores e das relações.  Para a biodança prioridade na vivência, progressividade, auto-regulação, ações sobre a saúde, criatividade existencial e harmonia são princípios que nos levam a uma integração total com a vida e, portanto, nos trazem prazer e felicidade.

Na biodança existem cinco linhas experienciais para trabalhar as questões da vida com a dança: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência. A vitalidade (fonte e expansão da energia vital profunda e do impulso existencial) é a base da identidade e liga-se ao instinto de conservação, à vontade de viver, à coragem de realizar coisas, à saúde em geral. Sob esse aspecto trabalha-se a vida plena, com toda sua intensidade; fazendo com que sintamos a importância de coisas simples como: respirar, caminhar, interagir com  o mundo e com as pessoas que nos cercam.
A sexualidade (desenvolvimento do contato sensível e progressivo natural) está vinculada ao instinto sexual de preservação da espécie, a nossa capacidade de sentir prazer não só genital, mas prazer em viver e ao contato com nossas necessidades e desejos. Nessa linha é trabalhada a sensualidade que é comum a todos nós, mas que na maioria foi bloqueada em algum momento da vida.
A criatividade (desenvolvimento da capacidade de renovação do ser e de renascimento interior) trabalha a auto-expressão da singularidade de cada pessoa como um ser único, com uma forma própria de pensar-agir- sentir para relacionar-se de maneira livre e autônoma; liga-se ao instinto exploratório e à capacidade de transformar e transformar-se.  Nesse trabalho são realizados exercícios para que as pessoas explorem a sua capacidade criativa e tenham “jogo de cintura” nos acontecimentos do cotidiano.
A afetividade (pesquisa e obtenção da nutrição emocional oriunda da expressão afetiva espontânea, com os outros e por extensão com a natureza) se relaciona à capacidade de amar - a vida, a natureza, a si, as pessoas- de forma diferenciada e de forma geral; trabalha a capacidade de confiar, desapegar, solidarizar, proteger, cuidar... As pessoas aprendem a fazer o bem sem esperar nada em troca.
E a transcendência (evolução e desenvolvimento da consciência como ser interativo na harmonia cósmica), vinculada ao instinto religioso, místico, a nossa necessidade de ligação com o todo; à capacidade de sentir-se ao mesmo tempo em que único e parte de algo maior dentro do universo. Aqui a pessoa passa a entender que faz parte de uma “rede viva” que é o Universo, e que cada atitude sua reflete em todos os seres vivos.
Citando Rolando Toro: “Biodanza é a participação em um novo modo de viver, a partir de intensas vivências pessoais induzidas pela dança". Os exercícios da biodança exigem muito fôlego e assim, permitem que as pessoas percebam seus limites e diferenças. A biodança é praticada em grupo e pode ser vivenciada por qualquer pessoa, pois os exercícios são lúdicos e desenvolvem as potencialidades de cada um. Ela é a dança da vida feita com consciência e amor.
Bjos no Coração
Abraço na Alma
Namastê!
Saviitri Ananda - CRTH/BR0230

WORKSHOP: A DANÇA CÓSMICA
AGENDA ABERTA PARA MARÇO -2020

INFORMAÇÕES:


WHATSSAP: 41 99133-2504

KINTERAPIA@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saviitri Ananda

Minha foto
Itapoá, Santa Catarina, Brazil
Sou ENLAÇADOR DE MUNDOS MAGNÉTICO. Uma eterna buscadora... metamorfose ambulante...senhora de mim. Depois de me conhecer, nada será como antes porque sou a Morte e o Renascimento. Sem verdades absolutas, pulso com o Universo, buscando construir pontes entre os Mundos. Inimitável e sem limites... quântica. Me reconstruo a cada dia, sou mudança, transformação, sincronia. Funciono como equalizador, restaurando o equilíbrio através da Luz, da qual sou canal. O meu grande "tesouro" é a sabedoria, a arte de enlaçar mundos, destruir ilusões e libertar do medo todo aquele que se dispõe a escutar o que eu revelo.Transmutar, transpor, renascer são os meus verbos. In Lak'esh