terça-feira, fevereiro 02, 2021

LAMMAS - IMBOLC

 


Resultado de imagem para lammas


Para a maioria de nós, dia 2 de fevereiro é o dia de IEMANJÁ, dia de homenagear a Rainha do Mar, mas muitas de nós comemoramos o LAMMAS aqui no Sul e o IMBOLC no norte hemisfério Norte.

LAMMAS ou Lughnasadh (conhecido como festa do pão, festival da colheita), é comemorado em 2 de fevereiro no Hemisfério sul e em 1º de agosto no hemisfério norte. É um dos quatro sabbats maiores que marcam o ciclo de colheita dos antigos celtas. Esse festival marca a primeira colheita, onde os grãos são armazenados para a escuridão do inverno que está por vir, é também a celebração do sacrifício do deus que vai enfraquecendo, doando sua energia aos frutos da terra, enquanto os dias vão, aos poucos ficando mais curtos. 

O nome do festival remete ao deus sol celta Lugh, pois este era reverenciado nessa época pelos druidas (Lughnasadh significa lamento para Lugh), outras culturas pré-cristãs comemoravam o sacrifício do grande deus, dando sua vida pela nova vida que está surgindo. E esse é o significado de Lammas, celebrar a energia vital dada pelo deus e a criação da vida que a deusa traz dentro de si.

Era comum nos festivais antigos oferecerem sacrifícios de grãos recém colhidos para agradecer ao deus pelo seu sacrifício e honrar a deusa, todos comiam o chamado pão da vida. Este é um sabbat para agradecermos ao deus por ter nos concedido seu calor, sua vida sua abundância e honrar a deusa pela colheita e pela vida, talvez por isso nesse festival os deuses sejam honrados como o senhor e senhora do milho. 

O Lammas geralmente é comemorado num espaço enfeitado com grãos, flores e frutos, é comum também em todas as tradições se enfeitar com bonecos de milho representando os deuses. É comum abrir o circulo ao redor do caldeirão e em honra a colheita ter um grande pão comunitário e uma grande taça de vinho que será dividida entre as pessoas. O primeiro pedaço de pão e o primeiro gole de vinho serão jogados dentro do caldeirão, e depois serão queimados os bonecos de milho do Lammas passado junto com pedidos. 

                                           Resultado de imagem para lammas

Os deuses reverenciados geralmente são deuses referentes as colheitas. Também são realizadas confraternizações em forma de brincadeiras e cada pessoa que participa traz uma receita caseira envolvendo grãos para o banquete do festival. Se você dor uma bruxa solitária, pode decorar seu espaço de casa ou comemorá-lo junto a natureza. Seu altar deve estar decorado com grãos (representando a colheita) e no altar você pode colocar os tradicionais bonequinhos feitos com palha de milho.

Para o começo do ritual se faz a purificação com incenso de sândalo ou rosa. Deve se ter um prato preparado com grãos (pão ou bolo), para que seja usado no ritual como uma oferenda aos deuses. Posicione o caldeirão para que ele fique no centro do circulo que será traçado. Se traça circulo, invoca-se os Elementais e depois os deuses. 

O prelúdio (uma homenagem aos deuses), pode ser uma música um poema. As pessoas sentam-se ao redor do caldeirão e dentro dele coloca-se um pedaço do pão ou prato feito anteriormente e por cima colocam-se os pedidos relacionados a fertilidade, a abundância, a prosperidade. Depois se queima a oferenda junto com os pedidos fazendo uma prece aos deuses. Ao terminar o ritual todos levantam-se e pegam os bonecos de milho que representam os deuses e os consagram para que eles lhe tragam abundância, fartura, fertilidade e prosperidade até o próximo Lammas. 

Celebra-se um pequeno banquete em honra aos deuses com frutos da época e o resto do pão ou prato feito para o ritual e vinho . Agradece-se os deuses pela fartura recebida e pela presença no circulo, a presença dos Elementais e sua proteção. Fecha-se o circulo e se aproveite o dia, porque o verão está chegando ao fim.

                      Resultado de imagem para imbolc

Já no hemisfério Norte, se celebra o IMBOLC (o crescimento da luz), também chamado de Oimelc, Candlemas, Treguenda). Este Sabbath originou-se na antiga Irlanda, nas comemorações da Deusa Brighid, homenageada como a "Noiva do Sol". Apesar de estarem no auge do inverno, este festival era dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada. 

Na Roda do Ano, Imbolc é o oposto de Lughnasadh e festeja a Deusa como Donzela. Ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em Donzela jovem e cheia de vigor. A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria. 

A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brígida e seu santuário foi transformado em um mosteiro de monjas. Brighid era uma Deusa Tríplice, regente da Inspiração (arte, criatividade, poesia e profecia), da cura (ervas, medicina, cura espiritual e fertilidade) e da Metalurgia (ferreiros, ourives e artesãos). Por ser uma Deusa do Fogo, era homenageada com fogueiras, rodas solares, coroas de velas e rituais que despertavam ou ativavam o Fogo Criador. 

As lendas celtas descrevem-na como a Deusa em sua apresentação de Donzela tocando, com seu Bastão Mágico, a terra congelada pelo Cajado da Anciã, despertando-a para a vida e aumentando a luz do dia.

Imagem relacionada

O Sabbath Imbolc, cujo nome significa "apressar-se", celebrava o aumento da luz e a derrota do inverno. Na véspera, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Brighid. Neste dia, com a comemoração do Disting, os povos nórdicos "enterravam" a negatividade e as agruras do inverno, acendendo fogueiras nas encruzilhadas e purificavam a terra, salpicando sal e cinzas sobre ela. 

A versão romana deste Sabbath (que originou a Treguenda relativa na Bruxaria Italiana) era a Lupercália e os alegres festejos para as Deusas Frebua, Diana e Vênus. Na maioria das Tradições da Wicca, nesta data, são feitas as Iniciações dos novos adeptos e as Confirmações das Sacerdotisas. 

Por ser Brighid uma Deusa da cura, padroeira das Fontes Sagradas, ela era invocada nos rituais de purificação e cura, sendo reverenciada nas Fontes a ela consagradas. Até hoje, em certos lugares da Grã-Bretanha e Irlanda, as pessoas amarram fitas ou pedaços de roupas nas árvores próximas às antigas Fontes Sagradas, atualmente dedicadas a Maria ou às santas católicas, orando para obter a cura de seus males.

A atmosfera deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e novos projetos, pela iniciação em um caminho espiritual ou em novas oportunidades, pela aceleração e renovação das energias, pela purificação e pelo renascimento material ou espiritual, pela busca de presságios e pela preparação para sua realização. Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrir-se para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenho, cerâmica ou dança.


Fonte: FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe - São Paulo: Gaia, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saviitri Ananda

Minha foto
Itapoá, Santa Catarina, Brazil
Sou ENLAÇADOR DE MUNDOS MAGNÉTICO. Uma eterna buscadora... metamorfose ambulante...senhora de mim. Depois de me conhecer, nada será como antes porque sou a Morte e o Renascimento. Sem verdades absolutas, pulso com o Universo, buscando construir pontes entre os Mundos. Inimitável e sem limites... quântica. Me reconstruo a cada dia, sou mudança, transformação, sincronia. Funciono como equalizador, restaurando o equilíbrio através da Luz, da qual sou canal. O meu grande "tesouro" é a sabedoria, a arte de enlaçar mundos, destruir ilusões e libertar do medo todo aquele que se dispõe a escutar o que eu revelo.Transmutar, transpor, renascer são os meus verbos. In Lak'esh