Entre plantas e ervas originarias do mediterrâneo, com grande variedade de nutrientes, está o alecrim. Além de um tempero saboroso, ele é efetivo em diversos segmentos da saúde, indo de alimento a suplemento fitoterápico. E não é para menos, já que suas propriedades beneficiam o organismo de maneiras variadas.
O alecrim também é conhecido como erva da alegria, pois seus óleos essenciais estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Além disso, ele é considerado um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas.
Além de dar um ótimo sabor aos alimentos, o alecrim possui diversos benefícios para a saúde:
1- Reforça a Memória
Se você é uma pessoa que se esquece com facilidade de várias coisas, ou deseja se prevenir de doenças como Alzheimer e a perda de memória durante a velhice, o alecrim é um ótimo aliado. Seu ácido carnósico atua diretamente nos neurônios, protegendo-os dos efeitos do envelhecimento.
2 – Melhora o Humor
Pessoas muito estressadas, ou que apenas estão de mal humor, podem encontrar no prazer da culinária do alecrim a solução para seus problemas. O ácido carnósico, mencionado acima, também é um excelente antioxidante, reforçando o sistema nervoso, principalmente para lidar com situações de estresse. E para tanto, nem é preciso cozinhá-lo: seu cheiro é o suficiente para cuidar deste aspecto.
3 – É um Forte Anti-inflamatório
O alecrim tem propriedades anti-inflamatórias de excelente qualidade, essenciais para quem está cuidando de inchaços, ou passa por recuperações de lesões. Entre elas, o Carnosol e o Ácido Betulic também ajudam a prevenir os efeitos de radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo efeitos cancerígenos.
4 – Acaba com o Mau Hálito
O alecrim tem uma utilidade essencial quanto os tratos com a boca. Um bochecho feito com sua tintura, pode acabar não apenas com o mau hálito na boca, mas efeitos como aftas, gengivites, e até mesmo estomatites. Aqui, o uso da tintura de alecrim é o mais indicado, que pode ser encontrado em lojas de produtos fitoterápicos. Um bochecho por dia é suficiente para conseguir os efeitos desejados.
5 – Ajuda contra a Calvície
As propriedades presentes no alecrim são uma excelente ferramenta contra a calvície em seus estágios iniciais. O Chá de Alecrim possui antioxidantes potentes, cujos efeitos não se resumem apenas a retardar o envelhecimento da pele como vimos acima. Se ingerido com frequência, os estágios iniciais da calvície são impedidos, e em estágios mais avançados são diminuídos a níveis irrisórios.
Ingredientes
· 1 Colher de Sopa de Folhas Secas de Alecrim
· 1 Xícara de Água
Modo de Preparo
· Em uma xícara, coloque as folhas de alecrim, enquanto a água é fervida no fogão.
· Quando atingir o ponto de fervura, despeja no recipiente com as folhas de alecrim e tampe por cerca de 10 minutos.
· Coe o chá e sirva. Duas vezes por dia é o suficiente.
6 – Diminui Enxaquecas
O alecrim é uma das soluções mais antigas e eficientes contra enxaquecas. Sua essência, tal como faz para diminuir os efeitos do mau humor e memória, também diminui as fortes dores de cabeça. De certa forma, podemos dizer que suas funções são calmantes neste sentido. Siga a seguinte técnica.
Ingredientes
· Alecrim
· Água
Modo de Preparo
· Cubra o alecrim com água, e leve ao fogo.
· Ferva, depois despeje a mistura em uma tigela grande.
· Embeba um pano limpo com a mistura, e coloque sobre a cabeça.
· Como alternativa, deixe a pessoa com enxaqueca próximo do vapor exalado pela mistura, por cerca de 10 minutos. O vapor irá diminuir os efeitos da dor de cabeça.
7 – Fortalece o Sistema imunológico
As propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas presentes no alecrim são mais do que suficientes para proteger o corpo de boa parte das doenças. Esta é uma das melhores vantagens de seu consumo regular. Lembre que para que dê certo, é preciso ter uma boa frequência da folha em sua alimentação, seja na forma do chá sugerido acima, seja na forma de tempero, vista mais adiante.
8 – Estimula a Circulação Sanguínea
Ainda há muita discussão sobre como o Alecrim é capaz de estimular a circulação do sangue, mas é fato de que seu consumo torna o corpo muito mais ativo e energético para toda sorte de atividades. E vale lembrar que uma boa circulação também previne doenças, além de oxigenar todos os órgãos, potencializando suas funções.
9 – Desintoxica o Fígado
Outro uso muito eficiente do Alecrim é como um desintoxicante do fígado. Sendo um diurético natural, ele é capaz de potencializar os efeitos do órgão ao eliminar toxinas, gordura ruim, sais e quaisquer outros efeitos nocivos no organismo. Seja na forma de chá, ou como um tempero, seu uso frequente consegue fazer enorme diferença nos cuidados com o fígado.
10 – É um Antibactericida Natural
Uma descoberta recente atestou que o Alecrim também é um antibactericida natural, conseguindo ótimos efeitos sobretudo em infecções no estômago. Mesmo doenças mais graves como úlceras podem ser bem controladas com o seu uso frequente da maneira que desejar, já que seus efeitos são bem recebidos pelo organismo de qualquer forma.
O alecrim, usado como um tempero, é a melhor forma de se obter praticamente todos os benefícios listados aqui. Para tanto, para aplicar suas folhas e ramos em saladas ou ainda grãos, como arroz, por exemplo. Carnes também tem seu sabor extremamente ressaltado com o uso do alecrim. Principalmente carnes brancas como frango ou carne suína. Como seu sabor é forte, é recomendável não usar em grande quantidade, para que não tome todos os alimentos. Independente da forma de uso, ele traz vários benefícios e sem grandes riscos para a saúde.
Fonte: Guia Prático de Ervas Medicinais
Nenhum comentário:
Postar um comentário