sábado, dezembro 23, 2023

SONHAR - TODO SONHO É POSSÍVEL


“Sonhar o sonho impossível,
Sofrer a angústia implacável,
Pisar onde os bravos não ousam,
Reparar o mal irreparável,
Amar um amor casto à distância,
Enfrentar o inimigo invencível,
Tentar quando as forças se esvaem,
Alcançar a estrela inatingível:
Essa é a minha busca”.       
                                     ( Dom Quixote)



O sonho é uma experiência que já foi muito discutida e sobre a qual muito tem-se escrito e nas mais diversas áreas do conhecimento. O sonho e seus significados são abordados por cientistas, religiosos, escritores e para cada um, assume significados distintos. A definição mais usada é de que ele “é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono” e descobriu-se que até  bebês no útero sonham. Na verdade, quem deu caráter científico ao sonho foi Freud, quando em 1900 publicou Interpretação de Sonhos; um livro polêmico onde Freud define o sonho como a “realização dos desejos” e que uma interpretação simbólica revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa.

Jung, observando seus pacientes, acrescentou que os sonhos não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da nossa psique, que estaria buscando o equilíbrio por meio da compensação. No geral, acredita-se que os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente e que sendo estudados corretamente podem revelar o nosso momento psicológico e muitos se referem ao  sonho como uma "fotografia" do inconsciente. Neurocientistas afirmam que o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem; o que não explica como esses enredos, supostamente, desconexos são responsáveis por grandes insigths, constatados em pessoas famosas como Crick (cientistas que descobriu a forma em dupla hélice da molécula de DNA), Paul McCarteney, Thomas Edison, Descartes... que tiveram sonhos reveladores, que lhes deram sucesso nas respectivas áreas.

Existe uma prática chamada “Oniromancia”,  que é a previsão do futuro pela interpretação dos sonhos e que tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs. No Torá e na Bíblia consta que Jacó, José e Daniel receberam de Deus a habilidade de interpretar os sonhos e no Novo Testamento, José é avisado em sonho pelo anjo Gabriel de que sua esposa traz no ventre uma criança divina, e em sonho também, um anjo o avisa para fugir para o Egito e quando seria seguro retornar à Israel. Na Irlanda, a história de São Patrício também nos fala que ele, quando escravo, foi avisado em sonho de que um barco o esperava para que ele retornasse à sua terra natal. Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e sonhos, por alegarem que não haveria controle consciente durante os sonhos, mas estudos recentes analisando movimentos dos olhos (REM) durante o sono, contrapõem-se às teorias anteriores, mostram resultados cientificamente comprovados com sonhos lúcidos.

Uma uma verdade é indiscutível: os sonhos auxiliam a recuperar a saúde do organismo e do cérebro. E embora tenham uma linguagem que nem sempre identificamos, sempre demonstram aspectos de nossa vida emocional. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência. Sonhar seria como estar em outra dimensão,  uma dimensão onde não existe a palavra “impossível”, porque em nossos sonhos estão ausentes o compromisso com a realidade, o tempo e o espaço que conhecemos... nos sonhos as sensações apenas acontecem, sem os limites impostos  pelo nosso chamado “raciocínio lógico”.

Ao desejarmos que algum desses sonhos se materialize, criamos inconscientemente bloqueios, barreiras que nos inibem de prosseguir na tentativa e quase sempre esquecemos que não basta querer; é preciso ousar; é preciso confiar em nós mesmos, na nossa capacidade de vencer obstáculos. Todos possuem esta capacidade; só que muitos não acreditam. A grande diferença entre um simples sonhador e alguém que realizou seus sonhos é justamente a fé em si mesmo; a autoconfiança é um fator indispensável para quem pretende alcançar seus objetivos.

Quando as circunstâncias da vida conspirarem para afastá-lo de seus sonhos, lute contra elas. Lute usando as armas que só você pode usar: sua auto-estima; sua fé na sua própria capacidade de ser um vencedor. Lembre sempre que, sejam “científicos” ou não, seus sonhos fazem parte de você e não há limites para sonhar, estejamos ou não conscientes destes sonhos. E, para a que possamos estar bem, temos que dar sentido a visão romântica que se tem dos sonhos, como metas, objetivos a serem atingidos para que possamos ser feliz. Portanto não imponha limites aos seus sonhos; permita simplesmente que eles aconteçam em sua vida.

“Que sonhar é ver, ver é sonhar. Se é pra valer... Vai realizar. O amor de um, o amor de dois vai fazer brotar o que vem depois: a Paz”.

Beijos no Coração
Namastê!
Saviitri Ananda - CRTH/0230

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saviitri Ananda

Minha foto
Itapoá, Santa Catarina, Brazil
Sou ENLAÇADOR DE MUNDOS MAGNÉTICO. Uma eterna buscadora... metamorfose ambulante...senhora de mim. Depois de me conhecer, nada será como antes porque sou a Morte e o Renascimento. Sem verdades absolutas, pulso com o Universo, buscando construir pontes entre os Mundos. Inimitável e sem limites... quântica. Me reconstruo a cada dia, sou mudança, transformação, sincronia. Funciono como equalizador, restaurando o equilíbrio através da Luz, da qual sou canal. O meu grande "tesouro" é a sabedoria, a arte de enlaçar mundos, destruir ilusões e libertar do medo todo aquele que se dispõe a escutar o que eu revelo.Transmutar, transpor, renascer são os meus verbos. In Lak'esh