Calatonia é um método terapêutico, realizado por meio de toques sensíveis na pele, em áreas estratégicas do corpo, onde há concentração de receptores nervosos. A técnica foi desenvolvida pelo médico húngaro Pethö Sándor, quando cuidava de refugiados, pós-guerra. A estrutura do local e os recursos limitados, fizeram Sándor buscar maneiras alternativas para ajudar na saúde dos pacientes.
Com o passar do tempo, percebeu que a sensibilidade tátil trazia alívio imediato e em alguns casos até relaxamento profundo para os feridos. Neste período de peregrinação de fuga dos efeitos da guerra, Sándor perdeu os pais e decidiu se mudar para o Brasil, instalando-se em São Paulo, no ano de 1949. Terapeuta e professor iniciou diversos cursos em universidades para profissionais da psicologia, repassando seus conhecimentos da Calatonia, método que é usado até hoje em atendimentos psicoterapêuticos.
De modo geral a técnica consiste em uma série que envolve nove toques e a sequência de toques é realizada onde se localizam as articulações, em áreas com sensibilidade nervosa ou circulatória. O local para os toques varia de acordo com o problema do paciente. O procedimento é realizado em total silêncio, com duração de dois a três minutos em cada ponto estratégico. O local principal são os pés, iniciando em cada um dos artelhos, dois pontos da sola, depois calcanhares e tornozelos. Por fim, mais um toque no início da barriga das pernas e em algumas situações um décimo toque é acrescido na cabeça, mas precisamente na região da nuca. Os pacientes podem ficar vestidos e se sentirem mais a vontade.
Em média a aplicação em cada ponto é feita de 2 a 3 minutos. Deve-se usar um óleo essencial de acordo com o dosha da pessoa para um relaxamento profundo durante a massagem. O tratamento dura em média dez sessões, podendo se estender conforme o paciente. A princípio, a Calatonia não possui contraindicação, mas deve ser realizada por um profissional especializado. A terapia tem sido utilizada como método auxiliar na psicologia, medicina, educação, reabilitação física.
A Calatonia traz benefícios à medicina convencional; é eficaz em situações de tensão muscular, enxaquecas, estresse, asma, alergias, distúrbios psicossomáticos, distúrbios glandulares e obesidade. Pode ser usada em muitos casos (ataque cardíaco, estresse, artrite, artrose, e problemas emocionais (pânico, depressão, crises de ansiedade).
Bjos no Coração
Namastê!