terça-feira, agosto 24, 2021

MEDITAÇÃO

  


A Meditação é um estado contemplativo que engloba várias técnicas envolvendo, principalmente, a plena atenção. Gera um estado interno de paz, pois silencia a mente e propicia a autopercepção.  Neste cotidiano mecanicista que vivemos, damos atenção a nossa presença física sem a correspondente presença mental, emocional e espiritual.  A plena atenção é o oposto a mecanicidade; estarmos atentos é permanecermos inteiramente (corpo, mente, psique, espírito) em determinada atividade, em certo espaço e tempo, estando conscientes.


A prática da meditação exige a capacidade de mantermos a concentração focalizada em um objeto por determinado período, absorvendo assim todo o seu conhecimento intrínseco,  compreendendo sua natureza e o seu funcionamento. Podemos estar fisicamente em um determinado lugar, sem, contudo, estarmos presentes em pensamentos e emoções. Na meditação, nossa atenção é direcionada ao fluxo respiratório e apenas percebemos o nosso mental ou emocional, não nos envolvemos com os mesmos. O objetivo da meditação é contatar a nossa essência divina presente no nosso interior e isto deve ser realizado sem nenhum esforço, tranquilamente, sendo um caminho para a evolução espiritual e a felicidade.


Quando conseguimos nos encontrar com o nosso Eu Sou, nos desapegamos das impressões da nossa mente e nos tornamos mais sábios, pois o contato com a nossa verdade gera autoconhecimento e realização. Precisamos estar concentrados, focados em único ponto; pode ser um mantra ou o nosso fluxo respiratório. É indicado o fluxo respiratório porque ele promove a internalização da mente, ou seja, favorece o acesso aos níveis mais profundos da mente, liberando todo o seu conteúdo. Quando a prática da meditação é dedicada a todos os seres, como uma oração, favorece a compaixão e o amor incondicional.
                                                    


Somos seres formados por moléculas com uma inércia muito grande e para coloca-las em movimento, precisamos de muita convicção, trabalho e desapego. Via de regra nós humanos temos muitas dificuldades internas e a mais gritante é a falta de persistência. Também existem as dificuldades externas: meio ambiente, situação sócio econômica, interferência da família, crenças... que podem consistir em bloqueios para a meditação.

                                                                  
Podemos utilizar as várias formas de meditação: analítica, contemplativa, estabilizadora; mas para qualquer tipo de meditação, precisamos ter foco para que a integração possa ocorrer. Quando ocorre a integração com o objeto em foco, compreendemos a verdade, e como cita a BÍblia: “ a verdade vos libertará.” Em qualquer tipo de meditação, o estado interno de paz se faz por intermédio do silencio da mente e anulando os sentidos pelo direcionamento da atenção ao som produzido pelo fluxo respiratório ou mantra ( geralmente o So Ham), que traz a harmonização das correntes energéticas do corpo.

                                        
Ao ampliarmos o espaço entre os pensamentos, criamos o silêncio, uma condição necessária para encontrarmos o nosso Eu Sou. A meditação mais usual é a que chamamos de “estabilizadora”, que estabiliza as ondas mentais e visa tranquilizar e reequilibrar o nosso organismo, construindo um estado de paz interior, reduzindo a agitação mental através do processo respiratório. Nesta meditação a atenção estará voltada ao ruído produzido pelo ar passando pela garganta, o que provoca um efeito relaxante.


                      

Na meditação chamada Saguna (pela forma), nós iniciamos pelo processo respiratório : So (inspiração) e Ham (expiração) e depois fixamos a atenção numa imagem que desperte relação afetiva (Surya, Buda, Jesus, mandalas, yantras, holografias...), mantendo esta imagem mental no Terceiro Olho e se a mente dispersar, voltamos ao processo respiratório e a visualização novamente. Podemos também meditar nos cinco elementos: éter – estrelas, ar- nuvens, fogo – vela, água – curso d’água, terra – montanha.
                                       


Seja qual for o tipo de meditação, a prática constante coloca os dois hemisférios cerebrais na mesma frequência, afastando a consciência dos sentidos, propiciando experiências decorrentes dos estados alterados de consciência e fortalecendo nossa saúde física e mental. Através das práticas de meditação percebemos nosso despertar espiritual, criamos um campo mental unificado e experimentamos o Samadhi (a energia do prana conduz a mente a um estado de vazio, estimulando as funções superiores de inteligência), favorecendo o autoconhecimento.
                                      

Existem alguns bloqueios para a meditação: práticas irregulares, sono excessivo, meio ambiente inadequado, auto justificativa, fala em excesso, fadiga física e mental, preconceito, intolerância, fanatismo, hipocrisia, sedução por luxo e poder, etc. Mas vencido qualquer bloqueio, os resultados são maravilhosos:

-maior oxigenação celular
-redução do estresse
-aumento da vitalidade
-movimentação criativa e vitalização das formas-pensamentos
-despertar da inteligência e energia
-Acesso ao registro akashico
-Realização pessoal


A meditação nos dá a capacidade de direcionamento e a focalização da energia mental; a falta da atenção ou concentração é a maior causa de nossos problemas, estando relacionada com a vulnerabilidade dos sentidos, promovida pelos mass mídias (entretenimentos, jogos, apelos eróticos), que prometem status e realização pessoal. 

Com as práticas meditativas, a concentração interna não se utiliza de formas definidas, nossa mente é direcionada a conceitos e verdades ancestrais e universais: amor, fraternidade, solidariedade, compaixão, essência divina. Também aperfeiçoam o nosso controle sobre os processos mentais, afastam a percepção emocional, estimulam e fortalecem a inteligência, o discernimento e a memória e nos capacitam para o estabelecimento de metas e princípios para nossos saltos quânticos.

Bjos no Coração
Abraço na Alma
Namastê!
Saviitri Ananda - CRTH0230

Recomendo: Meditação Vipassana

domingo, agosto 15, 2021

RELACIONAMENTO SAUDÁVEL

 


"Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado. Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio sem que nenhum dos dois se incomode com isso. Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada e bonita a seu modo. Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa. Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem corpo um do outro quando o cobertor cair. Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro ao médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois." (D.Varela)


Namastê!

sexta-feira, agosto 13, 2021

KIN 243 - NOITE SOLAR

  Resultado de imagem para NOITE


A Noite foi feita para sonhar, então vamos relaxar e brincar com nosso lado mais rígido, que  com nossas atitudes intransigentes e sermos mais flexíveis; deixar as coisas fluírem, sem sermos iludidos por nosso ego. O Kin da Noite nos estimula a soltar a imaginação, a acreditar em nossos sonhos; afinal ninguém tem um sonho sem ter a possibilidade para realizá-lo, porém precisamos nos permitir essa possibilidade. Vamos nos deixar guiar por uma visão mais além, tendo internamente, a certeza de sua realização no Aqui e Agora; somos co-criadores com o Universo, principalmente nesta etapa de transição da Terra e, coisa alguma é feita se não permitirmos; por isso permitamos ser quem realmente somos, conhecendo nossos poderes e nossos limites para ultrapassá-los com segurança e assim acessar a nossa própria cura. Ampliemos nossa visão de mundo criando estratégias de ação, modificando nossa maneira de pensar, nossa forma de nos expressar porque deste modo não nos estressamos e nem perdemos energia. Vamos permitir que tudo flua em nossa vida, mergulhando em nosso interior, reconhecendo nossa própria sombra e não permitindo que nossa mente nos guie, porque ela é uma grande criadora e sabotadora. A Noite nos traz a possibilidade de ir além e como bons Guerreiros devemos ousar.         





Kin 243, Noite Solar Azul

Sonhar, Realizando a Intuição com o poder da Abundância

O Tom Solar (BOLON) pulsa o poder da intenção. Aqui desperto para a realização da mente, a qual precede o meu mundo físico. Vejo emanações não lineares de consciência que confirmam essa realidade. Entendo que a informação é eternamente enviada e recebida pelos meus circuitos biofísicos a todo momento, mesmo que não esteja ciente disso. As coisas em que focalizo a minha atenção crescem sempre mais fortes na minha vida. O tom Solar desafia-me a domar a energia da informação, direcionando-a. Pulsar é uma forma de amplificar ou comunicar unindo a energia mental, emocional e espiritual. Exercito a minha habilidade natural de telepatia. Ela requer clareza e conexão, e, assim como o pulsar do meu corpo, requer uma onda estável de energia. Realizo a minha capacidade de transmitir as minhas verdades.
A Noite Azul (AKBAL) representa a escuridão, o lugar do mistério, o santuário do eu interior, a autodescoberta, o poder dos meus sonhos. O sonho oferece a perspectiva de que a vida no universo é fluida e maleável, e que muda de forma em resposta às minhas percepções interiores. Da mesma forma, tudo e todos os que encontro são representações de sonhos dentro dos meus próprios sonhos, refletindo a parte consciente e inconsciente dentro de mim. Tenho a habilidade de acordar a qualquer momento e sonhar lucidamente com a minha realidade. A Noite é o processo de introspecção e mostra-me tudo o que reprimo dentro de mim, tudo o que não queremos ver e saber sobre mim mesmo. Ela ensina-me que a escuridão é apenas uma luz que foi escondida, e que o mundo exterior é apenas uma projeção da minha realidade interna. Quando deixo de lado o racional e confio na minha intuição, tenho acesso a uma abundância de recursos para me guiar através de infinitos cenários do meu sonho. A Noite está diretamente associada com o desprendimento do material, exaltando a abundância dos presentes que o universo oferece. O toque da Noite Azul é como quando me deito na cama e me sinto cercado por calor, escuridão e paz. Ela guarda todas as possibilidades, sem distinção do que é real, imaginário ou sonho. Quando sonho, carrego poderosas oportunidades. É um momento no qual o passado e o futuro estão na mesma matriz do presente. Se algo me for estranho, concentro-me e alimento a ideia de que posso sonhar uma realidade diferente.
A intenção é o combustível que motiva e cria todas as manifestações. Desenvolvo a força das minhas intenções, pois o único bloqueio à manifestação é não ter uma intenção clara, não ter desejos claros. Sou claro a respeito de onde venho e para onde vou, depois ajo de modo a chegar lá, utilizando intenções como guias. Determino coisas específicas que posso fazer para realizar as intenções do eu místico.

“A transformação de minha realização está baseada numa ordem de abundância permanente.”

Kin 243, Noite Solar Azul

Eu pulso com o fim de sonhar
Realizando a intuição
Selo a entrada da abundância
Com o tom solar da intenção
Eu sou guiado pelo poder da auto geração

TOM 09: Solar (BOLON) – Como concretizar o propósito?
PODER – Pulsa 
AÇÃO – Realiza 
ESSÊNCIA – Intenção
SELO 03: Noite Azul (AKBAL)
PODER – Abundância
AÇÃO – Sonhar
ESSÊNCIA – Intuição


Castelo Verde Central do EncantarGênese da LuaNoite AzulOnda Encantada 19 da Águia AzulTom Solar
Bjos no Coração
Namastê!

domingo, agosto 08, 2021

HISTÓRIA DA HUMANIDADE - OS NEFILINS

 


A História da Humanidade foi sempre muito mal contada. Aprendemos de onde viemos e para onde vamos de acordo com o poder dominante, seja ele político, ideológico ou religioso e poucos de nós se questionam sobre sua "verdade" ou validade.

O video que passo para vocês, é a minha "crença", a forma como eu sinto, reconheço e constato nas minhas projeções. A postagem não tem fins "catequisadores", assistam como a um documentário qualquer, porque o importante, não é como a mente percebe, é como sentimos... como a frequência do que está sendo dito ressona em nós.


                                                  https://youtu.be/t0wJi73HLbI


Bjos no Coração

Abraço na Alma

Namastê

Saviitri Ananda - CRTH0230


Grata Glaucia por me trazer este video, esquecido há muito nos meus arquivos.

sexta-feira, agosto 06, 2021

GUERREIROS ABENÇOADOS PELO UNIVERSO

                           Resultado de imagem para CAMINHO DE GUERREIRO


O Universo nos provem sempre que necessário, eu acredito e sou prova viva desse fato. Fui abençoada com a oportunidade de resgatar muitas relações de amor e cresci muito como pessoa. Estes resgates me possibilitaram realizar muitas coisas e por isso eu passo meu testemunho para vocês: 

para se realizar qualquer coisa, o primeiro passo é saber, claramente, o que se pretende realizar, para que e por que. 

E agora chegou o momento ideal para iniciarmos o processo de realização de qualquer coisa. Para traçarmos metas, elaborarmos os procedimentos adequados, percebermos o que precisa ser acrescentado ou excluído, fazermos ajustes e nos concentrarmos em todas as possibilidades para o florescimento com resultados positivos. 

Estamos num bom momento para amadurecermos os projetos que foram iniciados anteriormente e precisamos de foco, concentração; qualquer distração e, podemos por tudo a perder. 

Precisamos ficar atentos às sincronicidades, principalmente durante o período de portais de ativação galáctica. 

Devemos nos manter conectados com nosso Eu Superior, elevarmos nossos pensamentos e atitudes e nos tornarmos receptivos aos sinais cósmicos que vão nos dar a direção certa do que pretendemos realizar. Todavia precisamos procurar fazer tudo com arte, todas as atividades que nos propusemos devem estar em harmonia com a mais elevada energia cósmica.

Quanto mais embelezarmos as nossas ações, mais harmoniosa será a nossa vida. Vamos usar harmoniosamente as palavras no falar e transmitir nossas ideias. Vamos procurar levar harmonia onde quer que estejamos, pois agindo assim, todas as pessoas que nos rodeiam e que por nós são atraídas, também vão se sentir em harmonia e transmiti-la. 

Usemos o poder da influência para fazer as coisas acontecerem, pois só nós mesmos somos capazes de influenciar um acontecimento para ser concretizado ou destruído, porque o pensamento de cada um é a grande força geradora de qualquer ação. 

Estamos num tempo mágico, diante de nós se abre um portal para um futuro de mais amor e consciência; um tempo onde todos os sonhos de Paz e Amor podem ser materializados. 

Um tempo de mudanças e de transformações que evoca uma série de associações que vão desde a morte e o medo até o renascimento, a sabedoria, a proteção e a vitória. Um ano que é regido pelo elemento fogo (e ar), nos traz a ebulição de nossas águas, a força da Mãe Terra e da realização; e esta energia se estende por grande parte do planeta e nos mune de uma força para concretização.
 
É o momento para nós trabalharmos muito, consciente e intensamente; um momento para todos os Guerreiros de Luz que estão procurando sua missão, pois esta intenção verbal fará com que ela comece a se manifestar. 

A medida que a Mãe Terra começa a mudar, as pessoas, oportunidades e condições chegaram até nós para que possamos completar a nossa tarefa. Haverá bloqueios, mas estes serão nosso combustível para a ascensão e nos utilizando de muito Amor e Compaixão, poderemos nos purificar e continuar evoluindo.  

Somos "Guerreiros da Luz" e nosso caminho deve ser trilhado com garra, força, mas também com cautela e a habilidade para trabalhar nossos próprios sentimentos e medos mais profundos. Depois de percorrer árduos caminhos, nos conectamos com nossa criança interior, resgatando a força para superar todo e qualquer obstáculo, pois um tempo onde devemos ter a coragem para ir ao encontro da morte, dando um passo além do medo.  E quando temos a coragem de enfrentar a morte, experimentarmos o voo do espírito, identificamo-nos com o Eu imortal e transcendente, libertamo-nos das garras do medo e requisitamos uma vida de plenitude, porque a morte já não nos pode requisitar. 


Estamos evoluindo, nos transformando a cada dia e para continuarmos ascendendo, devemos exercitar a entrega e o desapego. "Somos a nossa escolha" e temos a oportunidade de nos libertarmos para viver integralmente o presente. Quando tomamos consciência de que somos multidimensionais, deixamos para trás o invólucro e nos identificamos com o conteúdo; aprendemos a estar abertos e a não nos prendermos aos resultados e colocamos em prática o aprendizado da confiança.


Pelas profecias ancestrais, pela astronomia e astrologia entramos num período de tempo que promete muito, e que indicará a maneira de como as nossas vidas vão passar por uma mudança marcante. Enfrentamos o desconhecido, que tememos acima de tudo; transcendemos o jogo das sombras, ao qual denominamos de realidade biológica, e nos identificamos com a força divina, descobrimos que somos “Guerreiros de Luz, que é na experiência de vida e morte que nos tornamos guerreiros espirituais e nos identificamos com a força da vida. 


A vibração harmônica da atualidade nos traz muita ajuda e suporte emocional à nossa disposição, mas o poder final para cumprir a nossa missão já está dentro de nós. A influência da ascensão de Sírius já está definida; ela começa com a intenção focada para aumentar e aperfeiçoar a nossa consciência, reorganizando a substância da nossa realidade material para refletir e aumentar a nossa vibração, e assim alterar também o nosso ser físico. A espiritualização da matéria é uma verdadeira magia alquímica e nos ensina a andar na luz filtrada da nossa realidade velada.


É possível que vivamos nossa vida no meio da confusão, mas temos proteção que nos ajudam a estarmos livres de sermos afetados pelas baixas vibrações; caso as sombras nos afetem, é necessária uma grande concentração e dedicação para a Luz ficar fora do alcance do impacto delas, na nossa vida. As mudanças presentes aguardam tudo o que faz fluir a nossa energia vital e nos liberta do controle das sombras, pois mesmo que as forças sombrias estejam sujeitas às lutas internas para tornar a ganhar o terreno perdido, a Luz terá sempre a vantagem em saber o que é planejado pelas sombras. 


Nossa Luz é poderosa e quando a focamos, ela continua a crescer porque, cada vez mais, a atraímos para a Terra. Uma grande rede de Luz circunda e espalha-se para o exterior, porque os faróis de Luz estão estabelecidos em toda a parte. No âmbito planetário vivemos momentos de conflitos e confusão; são águas movidas pela forte polarização com a matéria. Os poderes políticos estão debatendo-se, desesperados para sustentar seus domínios, querendo manter a todo custo um sistema que já não tem sustentação, por não responder à evolução. A vingança de morte e de destruição das sombras está evidente para que todos nós a vejamos, enquanto a Luz trabalha silenciosamente e quase sem ser notada, criando um caminho para a Ascensão.


Precisamos nos focar no fato de que “somos Luz, viemos da Luz e semeamos Luz”, porque entraremos em um mundo em transformação, experimentaremos a abertura de portais galácticos e sintonizaremos novas frequências. Urge a necessidade de criar um espaço sagrado para proteger nosso campo energético, pois estamos sob ataque de vários níveis e precisamos estar conscientes e alertas o tempo todo para que evitemos as vibrações inferiores e ativemos nossos campos de Luz.

Vamos usar a nossa grande sabedoria. Todos nós somos sábios, o problema é que só nos damos conta da sabedoria, no outro e, esquecemos de que somos os co-criadores com o universo, e de que somos responsáveis por tudo que nos acontece, de bom ou de ruim, pois a cada um foi dado o uso do livre-arbítrio. Questione sobre o que realmente você quer fazer, captando a possibilidade de criar uma estratégia de ação. Use de coragem para fazer o que tem que ser feito. 


Beijos no Coração

Abraço na Alma
Namastê!
Saviitri Ananda - CRTH0230

domingo, agosto 01, 2021

IMBOLC E LAMMAS



                      Resultado de imagem para imbolc

Celebramos no hemisfério Sul, em 1º de agosto, o IMBOLC (o crescimento da luz), também chamado de Oimelc, Candlemas, Treguenda. Este Sabbath originou-se na antiga Irlanda, nas comemorações da Deusa Brighid, homenageada como a "Noiva do Sol". Apesar de estarem no auge do inverno, este festival era dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada. Na Roda do Ano, Imbolc é o oposto de Lughnasadh e festeja a Deusa como Donzela. Ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em Donzela jovem e cheia de vigor. A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria. A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brígida e seu santuário foi transformado em um mosteiro de monjas. Brighid era uma Deusa Tríplice, regente da Inspiração (arte, criatividade, poesia e profecia), da cura (ervas, medicina, cura espiritual e fertilidade) e da Metalurgia (ferreiros, ourives e artesãos). Por ser uma Deusa do Fogo, era homenageada com fogueiras, rodas solares, coroas de velas e rituais que despertavam ou ativavam o Fogo Criador. As lendas celtas descrevem-na como a Deusa em sua apresentação de Donzela tocando, com seu Bastão Mágico, a terra congelada pelo Cajado da Anciã, despertando-a para a vida e aumentando a luz do dia.

Imagem relacionada

O Sabbath Imbolc, cujo nome significa "apressar-se", celebrava o aumento da luz e a derrota do inverno. Na véspera, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Brighid. Neste dia, com a comemoração do Disting, os povos nórdicos "enterravam" a negatividade e as agruras do inverno, acendendo fogueiras nas encruzilhadas e purificavam a terra, salpicando sal e cinzas sobre ela. A versão romana deste Sabbath (que originou a Treguenda relativa na Bruxaria Italiana) era a Lupercália e os alegres festejos para as Deusas Frebua, Diana e Vênus. Na maioria das Tradições da Wicca, nesta data, são feitas as Iniciações dos novos adeptos e as Confirmações das Sacerdotisas. Por ser Brighid uma Deusa da cura, padroeira das Fontes Sagradas, ela era invocada nos rituais de purificação e cura, sendo reverenciada nas Fontes a ela consagradas. Até hoje, em certos lugares da Grã-Bretanha e Irlanda, as pessoas amarram fitas ou pedaços de roupas nas árvores próximas às antigas Fontes Sagradas, atualmente dedicadas a Maria ou às santas católicas, orando para obter a cura de seus males.

A atmosfera deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e novos projetos, pela iniciação em um caminho espiritual ou em novas oportunidades, pela aceleração e renovação das energias, pela purificação e pelo renascimento material ou espiritual, pela busca de presságios e pela preparação para sua realização. Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrir-se para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenho, cerâmica ou dança.

Seguir em frente, sempre, sem medo e buscando tudo o que possa nos preencher de Luz, a nós e ao Planeta. Estamos num processo de purificação e tudo o que impedir a manifestação da Luz, não fará mais sentido. Por isso temos que ter atitude e fazer acontecer, entrando em sintonia com o que é apenas Luz. Vamos examinar nossos sonhos, O que fazemos com eles? Tentamos materializa-los ou deixamos eles numa "gaveta" fechada? Precisamos nos harmonizar com eles observando se têm a ver com o bem comum ou apenas com o abastecimento do nosso ego. Somos "poderosos", co-criadores de realidades e temos a capacidade de aumentar as possibilidades para a materializar todos os nossos sonhos, principalmente se seguirmos a intuição e assumirmos uma postura de Guerreiro, conduzindo as coisas para a vitória.

Que esse IMBOLC seja de muita alegria, calor humano e realizações. Que sejamos tudo de melhor que pudermos. Que a Luz brilhe com cada vez mais intensidade iluminando nossos Caminhos. Demorei para dormir, tem muitas coisas que não entendo... mas dormi um sono tranquilo, com a certeza de que sou o melhor que posso ser e que tenho amigos maravilhosos. Agradeci muitas vezes e de coração estar Aqui e Agora e ter uma família linda (tanto a biológica quanto a espiritual). Reconheço que, se por um lado somos limitados e dependentes, por outro existimos no centro perfeito aonde a harmonia e as forças benéficas do Universo convergem e irradiam. Tudo é vivido em ciclos e quando acaba, fecha, passa... O que é para mim, permanece comigo, o que não é passa. 
Vamos então deixar ir, estaremos abrindo as portas para o novo e libertando as oportunidades. 

Que essa semana seja de muita alegria, calor humano e realizações. Que sejamos tudo de melhor que pudermos.
Demorei para dormir, mas dormi um sono tranquilo, com a certeza de que sou o melhor que posso ser e que tenho amigos maravilhosos. Agradeci muitas vezes e de coração estar Aqui e Agora e ter uma família linda (tanto a biológica quanto a espiritual).
Um dia maravilhoso para todos!
Somos o que escolhemos ser.

Bjos no Coração
Abraço na Alma
Namastê!.
Saviitri Ananda - CRTH0230



Resultado de imagem para lammas


Já,no hemisfério norte, se  comemora o LAMMAS.
LAMMAS ou Lughnasadh (conhecido como festa do pão, festival da colheita), é comemorado em 2 de fevereiro no Hemisfério sul e em 1º de agosto no hemisfério norte. É um dos quatro sabbats maiores que marcam o ciclo de colheita dos antigos celtas. Esse festival marca a primeira colheita, onde os grãos são armazenados para a escuridão do inverno que está por vir, é também a celebração do sacrifício do deus que vai enfraquecendo, doando sua energia aos frutos da terra, enquanto os dias vão, aos poucos ficando mais curtos. O nome do festival remete ao deus sol celta Lugh, pois este era reverenciado nessa época pelos druidas (Lughnasadh significa lamento para Lugh), outras culturas pré-cristãs comemoravam o sacrifício do grande deus, dando sua vida pela nova vida que está surgindo. E esse é o significado de Lammas, celebrar a energia vital dada pelo deus e a criação da vida que a deusa traz dentro de si.
Era comum nos festivais antigos oferecerem sacrifícios de grãos recém colhidos para agradecer ao deus pelo seu sacrifício e honrar a deusa, todos comiam o chamado pão da vida. Este é um sabbat para agradecermos ao deus por ter nos concedido seu calor, sua vida sua abundância e honrar a deusa pela colheita e pela vida, talvez por isso nesse festival os deuses sejam honrados como o senhor e senhora do milho. O Lammas geralmente é comemorado num espaço enfeitado com grãos, flores e frutos, é comum também em todas as tradições se enfeitar com bonecos de milho representando os deuses. É comum abrir o circulo ao redor do caldeirão e em honra a colheita ter um grande pão comunitário e uma grande taça de vinho que será dividida entre as pessoas. O primeiro pedaço de pão e o primeiro gole de vinho serão jogados dentro do caldeirão, e depois serão queimados os bonecos de milho do Lammas passado junto com pedidos. 

                                           Resultado de imagem para lammas

Os deuses reverenciados geralmente são deuses referentes as colheitas. Também são realizadas confraternizações em forma de brincadeiras e cada pessoa que participa traz uma receita caseira envolvendo grãos para o banquete do festival. Se você dor uma bruxa solitária, pode decorar seu espaço de casa ou comemorá-lo junto a natureza. Seu altar deve estar decorado com grãos (representando a colheita) e no altar você pode colocar os tradicionais bonequinhos feitos com palha de milho.
Para o começo do ritual se faz a purificação com incenso de sândalo ou rosa. Deve se ter um prato preparado com grãos (pão ou bolo), para que seja usado no ritual como uma oferenda aos deuses. Posicione o caldeirão para que ele fique no centro do circulo que será traçado. Se traça circulo, invoca-se os Elementais e depois os deuses. O prelúdio (uma homenagem aos deuses), pode ser uma música um poema. As pessoas sentam-se ao redor do caldeirão e dentro dele coloca-seque um pedaço do pão ou prato feito anteriormente e por cima colocam-se os pedidos relacionados a fertilidade, a abundância, a prosperidade. Depois se queima a oferenda junto com os pedidos fazendo uma prece aos deuses. Ao terminar o ritual todos levantam-se e pegam os bonecos de milho que representam os deuses e os consagram para que eles lhe tragam abundância, fartura, fertilidade e prosperidade até o próximo Lammas. Celebra-se um pequeno banquete em honra aos deuses com frutos da época e o resto do pão ou prato feito para o ritual e vinho . Agradece-se os deuses pela fartura recebida e pela presença no circulo, a presença dos Elementais e sua proteção. Fecha-se o circulo e se aproveite o dia, porque o verão está chegando ao fim.

Fonte: FAUR, Mirella. O Anuário da Grande Mãe - São Paulo: Gaia, 1999.







terça-feira, julho 20, 2021

PROCURA-SE UM AMIGO

 


PROCURA-SE UM AMIGO

(*Autor Desconhecido)

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração. Precisa saber falar e saber calar; sobretudo, saber ouvir. Tem que gostar de poesia, da madrugada, de pássaros, do sol, da lua, do canto dos ventos e do murmúrio das brisas.

Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar ao próximo e respeitar a dor que todos os passantes levam. Deve guardar segredo sem se sacrificar. Não é preciso que seja de primeira mão, nem mesmo é imprescindível que seja de segunda mão;
pode já ter sido enganado (todos os amigos são enganados).

Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas, não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perde-lo; no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas;
seu principal objetivo deve ser de ser amigo; deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários.

Deve ser d. Quixote sem, contudo, desprezar Sancho Pança.

Deve gostar de crianças, lastimar as que não puderam nascer e as que não puderam viver.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos; que se comova quando chamado de amigo; que saiba conversar de coisas simples, de orvalho, de grandes chuvas e de recordações da infância.

Precisa-se de um amigo para não enlouquecer, para se contar o que se viu de belo ou de triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de chuva, de caminhos molhados, de beira de estrada, do mato depois da chuva e de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo.
Precisa-se de um amigo para se parar de chorar, para não se viver debruçado no passado em busca de memórias queridas.

Precisa-se de um amigo que nos bata no ombro, sorrindo ou chorando,
mas que nos chame de amigo.

Precisa-se de um amigo que creia em nós.

Precisa-se de um amigo para se ter consciência de que ainda se vive.


* Apesar de estar virilizado na internet como sendo um texto de Vinicius de Moraes, este poema é de autor desconhecido e tem aproximadamente mais de 200 anos. Foi encontrado e desconhece-se o autor. Conheci-o com 10 anos de idade, através de um folheto que recebi ao fazer compra de material escolar, na antiga e famosa livraria e papelaria Requião, situada a rua Dr. Muricy em Curitiba.

Dedico "àquele que vai chegar"... o amigo que estou buscando.
Bjos no Coração
Namastê!
Saviitri Ananda