quinta-feira, agosto 22, 2024

6 PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA WALDORF

 


A Pedagogia Waldorf é um sistema de educação alternativo que se concentra no desenvolvimento integral de uma criança. As escolas Waldorf integram conteúdo artístico, prático e intelectual em seu currículo e se concentram em habilidades sociais e valores espirituais.

A educação de Waldorf começou, inspirada na filosofia de Rudolf Steiner, em 1919, quando foi aberta, a primeira escola na Alemanha. Steiner acreditava que as crianças aprendiam melhor quando eram encorajadas a usar sua imaginação. Ele argumentou que a educação tinha que levar em conta os aspectos físicos, comportamentais, emocionais, cognitivos, sociais e espirituais de cada criança.

Muitos benefícios foram associados a uma educação Waldorf. O livro Educação Alternativa para o século XXI fornece evidências de que as escolas Waldorf permitem o desenvolvimento integral das crianças. Outros estudos descobriram que as crianças matriculadas em escolas Waldorf são mais entusiasmadas para aprender coisas novas, se divertem mais na escola e têm uma visão mais otimista do seu futuro do que as crianças matriculadas em escolas públicas. É a evolução do futuro da educação.

Na Alemanha, um estudo recente descobriu que as crianças nas escolas de Waldorf reclamavam menos doenças, como dores de cabeça, dor de estômago e sono fraco. Outro estudo comparando desenhos infantis nas escolas de Waldorf, escolas Montessori e escolas tradicionais descobriu que as crianças que seguiam a educação Waldorf eram mais organizadas e apresentavam desenhos mais imaginativos e detalhados.

No ano de 2015, a Universidade de Stanford concluiu que os alunos de Waldorf superaram significativamente seus colegas da escola pública nos testes padronizados no final do currículo da escola secundária (8ª série), enfatizando que esse desempenho superior dos estudantes de Waldorf é produzido ainda que esses estudantes não tenham experiência em realizar testes padronizados.

Aqui estão 6 princípios da pedagogia Waldorf que todas as famílias podem adotar:
 
1. A INFÂNCIA NÃO DEVE SER TOMADA COMO CARREIRA

As crianças não se desenvolvem da mesma maneira, nem se desenvolvem na mesma proporção. A educação Waldorf nos ensina a estar atentos às necessidades de cada criança e a parar de esperar que nossos filhos sejam o que não são.
 
2. TORNE-SE UM NARRADOR

Dizem que Einstein disse uma vez: "Se você quer que seus filhos sejam inteligentes, leia contos de fadas. Se você quer ser mais inteligente, leia mais contos de fadas". A educação Waldorf compartilha esse ponto de vista. A educação Waldorf enfatiza a importância de contar/narrar histórias ao invés de ler (mecanicamente) histórias. A narração de histórias desenvolve a imaginação de uma criança.
 
3. CONECTE-SE COM A NATUREZA TODOS OS DIAS

As crianças prosperam na atividade física. Brincar fora (jardim, praça ou na natureza) também estimula sua criatividade. Conectar-se a natureza significa ensinar nossos filhos a estar mais atentos ao mundo que os rodeia. Significa ensiná-los a tomar tempo para cheirar as flores e observar as coisas diferentes e as pessoas em seu ambiente. A natureza também tem um efeito calmante sobre as crianças.

4. ESTIMULE SEUS FILHOS A BRINCAR

A educação Waldorf baseia-se no princípio de que os brinquedos mais simples incentivam a criatividade. Steiner enfatizou a necessidade de brinquedos mais naturais e argumentou que os brinquedos devem proporcionar às crianças experiências sensoriais. Ele acreditava que, quando os brinquedos são simples e abertos, eles incentivam a criatividade das crianças porque elas podem usar sua imaginação. A educação Waldorf favorece os brinquedos simples e ecológicos aos quais todos têm acesso.
 
5. ESTABELECER ROTINAS

Na educação Waldorf, dá-se grande importância ao ritmo. Existem muitos benefícios para o estabelecimento de rotinas, pois proporcionam às crianças uma sensação de segurança e aproximam-se de um plano mais terrestre.
 
6. CRIAR ESPAÇO PARA A ARTE

A arte é um aspecto importante na Pedagogia Waldorf.
Criar espaço para a arte significa proporcionar aos nossos filhos momentos não estruturados em que eles podem praticar o jogo criativo. É nesses momentos que eles desenvolvem sua criatividade.


Fonte: Escola La Casa del Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário